INTERLOGIS - Planejamento das Operações Logísticas

 

Frete - Combustível



Veja também:
Almoxarifados e Centros de Distribuição

Os 6 melhores blogs que apresentam as possibilidades de controle de combustível.

Nosso foco é a redução de custos logísticos.
Estudos demonstram que 1/3 dos custos de frete são combustíveis. É importante também que se diga que os custos de frete representam 59% dos custos logísticos. Não controlar o custo do frete é desperdiçar as oportunidades de ganhos e competitividade empresarial.

Por isso, o foco da INTERLOGIS está na composição dos custos do frete. Já elaboramos e disponibilizamos para o nosso público a Planilha de Custo Frete item PNEU. Outras planilhas serão publicadas como:
1 Depreciação do Veículo: Conceito e Composição dos Custos;
2 Custo oportunidade: Faremos considerações sobre os custos oportunidades;
3 Motorista: Cálculo dos custos de Mão de Obra do Motorista com encargos;
4 IPVA/Seguro Obrigatório: Taxas obrigatórias e sua contribuição nos fretes;
5 Seguro do Veículo: Considerações sobre os diferentes Seguros Envolvidos;
6 Manutenção Preventiva: Tipos e programas de Manutenção e Custos
7 Administração: Custos indiretos que devem ser cobertos pelo frete
8 Lavagem: Assepsia e custos da higienização das caçambas.
11 Óleo: Recomendações e Composição dos custos de combustível
12 Manutenção Corretiva: Recomendações e Composição dos custos
Esse conjunto de Planilhas servirá para a composição do Custo Total Frete. Colecione e compartilhe, essa é a nossa contribuição para competitividade dos nossos custos no mercado brasileiro.

Vejam os Blogs que encontramos:
Blog 01 - Como enfrentar os 5 maiores problemas na frota de caminhões?

http://www.sofit4.com.br/blog/2015/03/problemas-na-frota-de-caminhoes/
Os gestores de frotas enfrentam muitos problemas relacionados com as maneiras de se ampliar a operacionalidade e reduzir os custos com os caminhões e veículos que exercem os processos logísticos e de distribuição dos produtos que comercializam.

Se houver um plano de ações que tenha sido mal planejado, a situação poderá trazer grandes prejuízos à empresa, além de não conseguir satisfazer de modo apropriado os serviços de carregamento, transporte e distribuição dos itens aos destinos roteirizados.
Veja alguns dos desafios centrais que devem ser superados pelos gestores e proprietários de frotas e analise como se preparar bem para vencê-los!

Volatilidade dos preços de combustível
Manutenção da frota
Mão de obra despreparada ou destreinada
Segurança dos condutores
Checagem dos produtos da carga
Blog 02 - Custo com Transporte

http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/285
Geralmente, os custos de transportes alcançam cifras consideráveis. Em quase todas as empresas, esse custo incide de 1 a 2% sobre o faturamento total; de acordo com os produtos ou clientes; às vezes, chega-se a 7%.
Esse custo geralmente da origem às despesas com frete que esta incluída no preço. Todas as despesas relacionadas à movimentação de materiais fora da empresa podem ser consideradas custos com transportes. Enquadram-se aqui os custos com a depreciação dos veículos, pneus, combustíveis, manutenção, etc.

É importante também que se diga que os custos de transportes representam 59% dos custos logísticos, seguido pelos custos gerais (juros, impostos, obsolescência, depreciação, seguros), com 28%, e outros custos (armazenagem, despacho, administração), de 13%.
Blog 03 - 7 maneiras de reduzir custos com logística

http://cargobr.com/blog/7-maneiras-de-reduzir-custos-com-logistica/
Combustíveis em alta e com novos reajustes à vista, inflação voltando à tona, estrutura logística próxima do limite… parece que tudo indica que seus custos com transportes irão continuar subindo.

É bem verdade que não é possível para sua empresa remar contra a corrente, mas mesmo em tempos difíceis e de preços nas alturas, algumas medidas simples podem fazer com que os aumentos com a área de transportes e os preços dos fretes pagos pela sua empresa fiquem, pelo menos, em uma posição de vantagem competitiva em relação à sua concorrência.
Não há mágica, mas sua empresa pode economizar com algumas dicas simples e, quando o assunto é transporte, cada centavo pago a menos significa lucro a mais.

  • Racionalização;
  • Flexibilidade;
  • Rotas frequentes;
  • Tecnologia e custos com logística;
  • Modais alternativos;
  • Veículo próprio;

Blog 04 - Como um controle logístico de distribuição pode reduzir custos?
http://blog.hbsis.com.br/controle-logistico/
Para empresas que trabalham com distribuição, o grande desafio é realizar as operações sem atraso na entrega aos clientes da maneira mais econômica possível. Por causa disso, a concorrência nessa indústria está cada vez mais concentrada no controle logístico.
Estamos em uma época em que é muito difícil ver distribuidores exclusivos de determinados produtos, por isso é preciso oferecer um serviço diferenciado, atrativo e econômico. Não é a toa que, em alguns casos, os gastos com transporte chegam a representar 60%
de todo o custo logístico, de acordo com um dos organizadores do livro “Logística empresarial: a perspectiva brasileira”, Paulo Nazário.
Blog 05 - Como as transportadoras podem reduzir seus custos,,
https://ciranda.me/strada/desafios-da-logistica/post/como-as-transportadoras-podem-reduzir-seus-custos
Obter menores custos é um dos objetivos de toda organização, sendo assim as transportadoras apesar de todas as barreiras que enfrentem no cenário precário das rodovias do país, buscam através das ferramentas e possibilidades ofertadas pela tecnologia, encontrar melhores formas de se reduzir os custos e melhor ainda, permite identificar os gargalos.
O consumo de combustível é um dos maiores gastos do transporte, que podem ser reduzidos a partir da instalação de tecnologias mais eficientes nos veículos, como sistema de compressores de ar que utilizam menos energia, sistema de transmissão automatizado e outras ferramentas que podem reduzir até 10% do consumo segundo a WABCO South America, e mesmo que necessite de um investimento para a customização do veículo a redução do custo proveniente da baixa no consumo do combustível será maior
Blog 06 - Infográfico: Rastreamento de veículo, quanto pode economizar?
https://www.rotaexata.com.br/blog/tag/gestao-de-frotas/
Rastreamento de veículo é, sem dúvida, uma tecnologia poderosa, com apenas um dispositivo duas vezes menor que um smartphone você sabe em tempo real onde um determinado veículo está na estrada, qual a sua média de velocidade, quantos quilômetros já percorreu, quanto tempo ficou desligado, quanto tempo ficou ligado, além de muitas outras informações.
Rastrear um veículo é a maneira mais eficiente para assumir o controle de sua frota e se manter informado sobre todas as decisões e operações de campo que envolve motorista, veículo, entregas ou serviços.


Baixe a Planilha: Frete - Combustível
Planilha Combustível










Baixe a Planilha: Frete - Pneu
Frete - Pneu







Baixe também:

Organização de Estoque


















Estudo de Caso