INTERLOGIS - Planejamento das Operações Logísticas

 

Dez Motivos para Contratar uma Consultoria em Logística.



Fifo e Lifo
Perdas em Logística

Redução de Custos nos Almoxarifados



Dez Motivos para Contratar uma Consultoria em Logística.

Motivo 1: Experiência em Planejar sempre e antes de tudo. Falhas no planejamento acarretam em re-trabalho, atrasos e desembolsos desnecessários. No Brasil se planeja mal e pouco. Pode-se dizer, que é a grande falha dos executivos que tem como sua maior característica sair fazendo. Nos países desenvolvidos, em um projeto de um ano planejam-se dez meses e executa-se em dois. Em muitas empresas brasileiras planeja-se dois meses e a execução demanda o resto do tempo.
Motivo 2: Experiência em Padronizar buscando sempre uma família de padrões. Além da padronização dos materiais da obra é muito importante a padronização dimensional. Da mesma forma que os planejadores devem buscar a padronização dos módulos de carga que possibilitam a melhor escolha dos equipamentos de movimentação dos materiais.
Motivo 3: Experiência em Integrar a movimentação dos materiais e dos sistemas de informação com os prestadores de serviços e os supridores. A integração deve se dar utilizando a dimensão do palete padrão de 1,00 m x 1,20 m e os códigos de barra, EAN 13 o DUN 14 e o UCC 128.
Motivo 4: Saber Simplificar, para não desperdiçar. A boa solução é aquela óbvia, que promove expressões do tipo: - Porque não pensei nisto antes? – Mas é lógico. Bem bolado.
Motivo 5: Respeitar a Força da Gravidade, nunca esquecendo que levar para baixo é sempre mais fácil. Se precisar de um motor para elevar provavelmente haverá ruído, maior necessidade de manutenção de equipamento e adicional de custo de energia.
Motivo 6: Saber Controlar o processo e materiais. Nunca esquecendo da máxima, Só é possível melhorar aquilo que é medido. Indicadores de desempenho são fundamentais para a boa logística da obra civil. Controlar também o fluxo de materiais e principalmente, controlar estoques o grande responsável pelo escoamento financeiro e desperdício. Utilizar esquemas de Just in time, Kanban, Reposição Contínua e Quick Response. Ou seja, visar sempre à redução de estoques.
Motivo 7: Respeitar a Segurança do Trabalhador, pois são eles os principais prejudicados. Se houver movimentação manual reduza o peso. Um saco de cimento de
60 kg é muito peso para movimentação manual. Pode provocar desvio na coluna dorsal e afastamentos dos trabalhadores por lordoses entre outras doenças.
Motivo 8: Experiência em Mecanizar e se possível automatizar. A mecanização possibilita uma maior velocidade de deslocamento tanto horizontal como vertical. Permite o empilhamento dos produtos desimpedindo a circulação melhorando o fluxo dos materiais na obra. Sempre é possível a mecanização, mesmo na utilização de um simples carrinho ou uma paleteira. Na automação da construção é possível a utilização de coletores de dados integrados com o Sistema de Gestão Empresarial.
Motivo 9: Saber Criar, mas sempre considerar que a possibilidade de erro é menor nas técnicas consagradas. Sem perder a criatividade saber utilizar técnicas inovadoras, porém consagradas. O novo sempre possibilita surpresas por vezes não muito agradáveis.
Motivo 10: Sustentabilidade, respeito à natureza e ao meio ambiente. Sempre utilizar materiais recicláveis, tábuas de “pinus” e “eucalipto” ou madeiras de reflorestamento. Utilizar coletores solares. Aproveitar a água para reuso, e captar as águas pluviais. Buscar a sustentabilidade no momento da construção e após o edifício concluído. O planeta agradece.

Baixe os e-books:

Técnicas de Unitização de Cargas

















Como Organizar Estoque

Estudo de Caso